Inauguração do Lar de Nazaré fotos do santuário-vitrais e altares

Paróquia da Maia em Festa

Hoje, 15 de Outubro de 2017, comemoramos o 25º Aniversário da dedicação da nossa Igreja de Nossa Senhora da Maia, tendo sido celebrada uma Eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo das Forças Armadas e Segurança, D. Manuel Linda, concelebrada pelo nosso Pároco, Sr. Padre Domingos Jorge Duarte do Aido, pelo Sr. Padre Dário Balula e pelo Diácono Jorge Moreira, que sempre participam na nossa Paróquia.
Na sequência desta celebração, foi formada uma Procissão até à entrada da Maia, onde se procedeu à benção da estátua de São João Paulo II, também ele ligado ao nosso templo, através da concessão de uma benção especial à Igreja de Nossa Senhora da Maia e ao Povo da Maia, por altura da sua dedicação, há 25 anos.
Estas celebrações contaram com um grande número de paroquianos, destacando-se a presença das diversas individualidades da edilidade Maiata, da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Maia, da Conferência Vicentina, dos Arautos do Evangelho, dos vários grupos paroquiais, dos Escuteiros e da Comissão de Festas. Não podemos deixar de salientar o contributo especial dos Coros da Paróquia e da Banda de Música de Moreira da Maia, no enriquecimento destas celebrações.
Muitas foram assim as emoções vividas neste dia, na Maia, difíceis de transcrever por palavras. No entanto, o Sr. Bispo, D. Manuel Linda, deu-nos os motes a reter, não só quanto à edificação do templo, como à simbologia das imagens de Nossa Senhora e do Santo João Paulo II, que escutámos com o coração.
Lembrou-nos que um Templo, Casa do Senhor, se traduz por dois simples verbos: “entrar” e “sair”, os quais, parecendo antagónicos, se completam e fazem sentido, porquanto é a Casa onde Deus entra, para nos encontrar, mas de onde sai, connosco, para a vida, para o Mundo. É onde encontramos o ânimo e a direção para o caminho a percorrer, numa perspetiva horizontal, de encontro com o próximo, e numa verticalidade rumo ao alto.
E, neste templo em especial, dedicado à Virgem Maria, temos uma imagem da Mãe de braços abertos, que nos acolhe e nos conduz pelo caminho que nos levará à Luz. Imagem de humildade e obediência, de singeleza, de aceitação e de elevação.
A estátua de São João Paulo II, igualmente representado pelos seus braços abertos e levemente curvado, é mais do que adequada a esta atitude de acolhimento dos Homens, que encontrámos anteriormente descritos. Este Papa, Mariano, tão importante nas mudanças do século XX, intercederá por nós junto do Senhor.
Damos graças a Deus por este dia tão entusiasmante. Entusiasmo pela certeza de sermos sempre acolhidos e, mais ainda, de aprendermos cada dia a acolher mais e melhor ao nosso vizinho, mais próximo ou distante. Possámos ser mais recetivos e tolerantes, contagiando com o entusiasmo recebido e tornando a nossa cidade melhor.
O nosso profundo agradecimento ao nosso Pastor, Sr. Padre Domingos Jorge, por toda a dedicação que tem devotado à nossa Paróquia e às nossas gentes, autor primeiro destas edificações, que nos ajudam a encontrar o Caminho.
Brízida Tomé

Igreja de Nossa Senhora da Maia - 25 Anos da sua Dedicação

Estátua de S. João Paulo II - Apelo à participação

Será Obra da Escultora Prof. Doutora Clara Menéres ( foi a Escultora da Imagem de
Nossa Senhora da Maia).
Vai ser colocada num bonito espaço que só vai dignificar o lugar e os vizinhos e toda a nossa Paróquia e Cidade da Maia.
Em breve se dirá mais em concreto.
De S. João Paulo II temos uma relíquia: A sua assinatura no Pergaminho, 11 de Maio de 1991 (1ª Celebração da Eucaristia).
O pergaminho está guardado num "relicário, juntamente com mais de 3.500 assinaturas…” O Papa João Paulo II ao assiná-lo Frisou “com uma Bênção para a Maia”. Foi uma bênção que é evidente.
P.Domingos Jorge

RECOMEÇANDO
Já há muito tempo, alguns anos, a nossa paróquia da Maia tem um site na internete. Quem acompanhou este começo sentiu alegria e rejubilou de esperança prevendo o seu futuro..
2014-02-18