CAMPANHA DOS 20

Durante o ano de 2009, procurando aumentar a ligação da catequese com outros sectores da nossa comunidade, colocamo-nos à disposição da equipa da Conferência de S. Vicente de Paulo para trabalharmos em conjunto. A nossa acção tornou-se urgente quando tomamos conhecimento das carências que se verificavam.
De acordo com dados da própria conferência, algumas das crianças pertencentes a famílias apoiadas pela conferência tinha acesso a um litro de leite... por mês.
Estas famílias eram cerca de vinte em toda a paróquia e com maior ou menor dificuldade, a Conferência apoiava-os com alimentos, pagamento de despesas essenciais como, por exemplo, energia eléctrica ou água. Apesar disso algumas crianças não conseguiam assegurar a quantidade mínima diária de leite.
A proposta foi apresentada ao Secretariado da Catequese e após ter sido aprovada pelo nosso pároco deitamos mãos à obra.
Em que consiste a campanha?
Uma vez no ano pedia-se que cada criança, ou cada família, oferecesse uma unidade de um alimento que pudesse ser encaminhada para a Conferência. O custo da embalagem desse alimento não devia ultrapassar os cinquenta cêntimos.
Acordamos que, desde o primeiro momento, a Conferência procedia à distribuição e a Catequese à recolha dos alimentos oferecidos. Concentramo-nos em alimentos que pudessem ser armazenados durante algum tempo de modo a fasearmos, mais facilmente, a distribuição.
As ofertas eram várias, desde leite a enlatados, passando pelas massas ou legumes secos, de tudo um pouco se foi construindo a cadeia de solidariedade com famílias menos favorecidas da nossa paróquia.
O objectivo fundamental era mobilizar todos os intervenientes da catequese para a importância que teria uma acção colectiva.
No primeiro ano pastoral, 2009/2010 a adesão mobilizou-nos e animou-nos muito, de tal forma que conseguimos superar as 1100 unidades de alimentos recolhidos.
Durante o presente ano, ainda temos esperança de conseguir alcançar resultado idêntico e necessitamos de melhorar a mobilização da nossa comunidade, vamos fazer um esforço agora até à Páscoa.
Estamos abertos à contribuição de todos os que queiram participar, uma vez por ano, uma embalagem de um alimento essencial.

2011-04-03 | José Manuel Dias Cardoso

Somos todos solidários

José Sousa | 2014-03-15

A campanha deste mês, vai decorrer de 11 a 17 de Março, e conta com o apoio de vários estabelecimentos que amavelmente se prontificaram a ser postos de recolha das ofertas de todos os que queiram colaborar.
Ser Voluntário

Carlos Costa | 2012-12-06

A solidariedade está cada vez mais na “ordem do dia”. Por todo o lado se sente que há cada vez mais pessoas com vontade de ajudar, muitas vezes sem saber a quem ou como.
A experiência vicentina

Carlos Costa | 2012-07-15

Conheça um pouco mais sobre o trabalho dos Vicentinos e de que forma são acompanhados os casos que nos vão chegando.
Quem dá aos pobres, empresta a Deus

Vitória Silva | 2011-03-29