JOAQUIM MARQUES

O que conhecemos nós sobre os «bastidores» das festas religiosas? De um modo geral, percebemos que alguém as organiza, toma decisões, dispõe do seu tempo, … Dificilmente, pensamos no volume de envolvimento e trabalho que estas podem representar.
Por isso, e tendo como ponto de partida a Festa de Nossa Sr.ª. do Bom Despacho, fomos à descoberta do que se faz e de quem o faz. O Eng. Joaquim Marques foi o nosso interlocutor em representação dos membros da Comissão de Festas.

O grupo que constitui a Comissão de Festas é de cerca de 50 elementos. É um grupo heterogéneo que vai aprendendo a partilhar e a aceitar novas ideias e propostas. Inicialmente o grupo era composto apenas por homens, mas recentemente passou a integrar elementos femininos, que na opinião de Joaquim Marques "mais tarde ou mais cedo, irão dominar a comissão, pois são simpáticas, comunicativas, interessadas e disponíveis". Os mais velhos e os mais novos completam-se e a experiência de uns é enriquecida com as dinâmicas, inovações e as novas vontades dos outros. E é este grupo que é responsável pelas festas religiosas da paróquia da Maia. Assim, as festas do Senhor dos Passos, do Corpo de Deus, de Nossa Sr.ª. do Bom Despacho, de Nossa Sr.ª. da Maia e de S. Miguel, bem como a Procissão de Velas são planificadas e organizadas por este grupo que tem, segundo as palavras de Joaquim Marques, apenas o objectivo de fazer melhor, já que ninguém busca protagonismo.

As Festas de Nossa Sr.ª. do Bom Despacho têm a particularidade de ser também as festas do Concelho da Maia, extravasando assim as fronteiras da paróquia. Nossa Senhora do Bom Despacho foi coroada Padroeira do concelho da Maia, em 2003, pela Câmara Municipal da Maia, na pessoa do Sr. Presidente Eng. Bragança Fernandes, que assim cumpriu uma vontade expressa do antigo edil, o Prof. Doutor Vieira de Carvalho.

Este ano, a Comissão de Festas procurou alargar os seus contactos e, numa parceria imprescindível e antiga com a Câmara Municipal da Maia, contou com a colaboração do Pelouro da Cultura, nas iniciativas da Feira do Livro e da Feira do Artesanato e ainda do Pelouro da Juventude e Desporto, com os eventos relacionados com os concertos das bandas de garagem e as danças urbanas, num programa das Festas do Concelho da Maia bastante variado.
As novidades do programa revelaram-se iniciativas bem sucedidas. A animação de rua, que contou com grupos de música e cantares, trouxe momentos interessantes de interacção, bem como a caminhada e o percurso de bicicleta que tiveram bastante adesão da população maiata.

Joaquim Marques realçou veemente a relação que se tem vindo a construir com a Câmara Municipal da Maia, a qual tem prestado um apoio incondicional, assumindo a maior parte dos custos da programação. Para além deste contributo vital para a realização das festas, existe diálogo e disponibilidade para ajudar a ultrapassar as dificuldades de uma festa que diz ser, cada vez mais acarinhada pela Câmara Municipal e pelo Senhor Presidente Eng.º Bragança Fernandes.

Apesar de ser o responsável pela comissão de festas, Joaquim Marques prefere ser apenas um elemento de um grupo que considera de excelência. A Comissão de Festas reúne cerca de 15 vezes. Afere os pontos fortes e fracos, no final do período das festas e inicia os trabalhos logo após as férias de Verão. Planear, dividir tarefas, organizar, pedir orçamentos, analisar propostas, requisitar serviços e equipamentos, contactar espectáculos, fazer contactos e convites, fazer os peditórios, pedir licenças para a ocupação da via pública, para o ruído e para o fogo… são procedimentos que pretendem inventariar de forma a criar um guião.

O Eng. Marques manifestou interesse em que a Comissão de Festas tivesse representantes de outros grupos da paróquia, pois em conjunto com o Padre Domingos, todos trabalham para a mesma Igreja. Acredita que o envolvimento numa missão comum, num conjugar de esforços de pessoas diferentes com talentos diferentes traz bons resultados. E os resultados são os vividos por quem esteve, está e estará lá…

2011-07-19 | Redação

Festas de Nossa Senhora do Bom Despacho 2012

José Tomé | 2012-07-11

Conselho de Pastoral Paroquial

Paula Isabel | 2012-06-15

O Conselho de Pastoral Paroquial reuniu, no dia 12 de junho, tendo como propósitos maiores o anúncio do Novo Ano Pastoral e o balanço das atividades realizadas pelos diferentes grupos da paróquia.
Bar João Paulo II

Redação | 2012-05-20

Foi num ambiente de boa disposição que decorreu a primeira de cinco noites em que o Bar João Paulo II, esteve aberto para contribuir para a construção do Lar de Nazaré.
Concerto de Reis

António Alves Ferreira | 2011-12-01

Convidamos desde já todos os paroquianos e respectiva família a celebrar o Natal com Música assistindo ao Concerto de Reis, que se realizará na Igreja de Nossa Senhora da Maia, no dia 7 de Janeiro de 2012, pelas 21.30