ParóquiadaMaia

EQUIPA DE PASTORAL VOCACIONAL



EPV. Esta é a sigla para Equipa de Pastoral Vocacional que também é identificada por este logótipo.
Na paróquia da Maia, esta sigla ganha vida com o empenho e inspiração dos três casais: Ângelo e Maria Artur, José Manuel e Gabriela e Conceição e Jorge Castro – que, com o Sr. Padre Domingos, a constituem.
Neste pequeno apontamento, que é o resultado de uma animada conversa, queremos «contar» o que fazem, o que os entusiasma, as suas preocupações…

Na sequência de uma formação em que participou no Seminário do Bom Pastor, o Padre Domingos tomou a iniciativa de formar uma equipa vocacional. Nessa altura, a Maria Artur e o Ângelo já pertenciam ao Secretariado Diocesano das Vocações desde 2004, pelo que, decidiram aceitar o desafio de formar uma equipa com outros elementos da Paróquia.

Inicialmente havia outros casais e também alguns jovens, os quais, por motivos distintos, foram deixando a equipa. A falta de jovens na sua composição é algo que lamentam e que gostariam de inverter.

Desde sempre houve o propósito de formarem um grupo útil e de caráter transversal, uma vez que todos temos uma vocação. Somos batizados e toda a vida do cristão é uma resposta a um chamamento. Afirmam também que, no momento, é já mais fácil utilizar uma linguagem vocacional na Paróquia, anunciando que Deus tem um projeto para cada um do nós e que este se vai construindo aos poucos.

E foi aos poucos que a equipa também foi descobrindo que não pode esperar «frutos» do trabalho no imediato nem a curto prazo e que não pode trabalhar por objetivos de produção. A missão da equipa não é colher mas sim semear.
E este semear ganha corpo e forma com as atividades que a equipa planeia e concretiza, sendo que algumas são mais regulares do que outras.
A organização da cadeia de oração «Rogai» e o trabalho de sensibilização para dois momentos especiais, a Semana dos Seminários (novembro) e a Semana das Vocações (abril/maio), são projetos que se mantêm na linha da frente destes casais. Os encontros promovidos com os Seminaristas Diocesanos e Missionários e com as Congregações Religiosas, bem como as sessões realizadas no âmbito dos Encontros de Namorados completam parte do leque de intervenção.

A atividade desenvolvida, no ano passado, com a catequese, que contou com a presença dos diferentes membros da EPV nos encontros de catequese e que culminou com a visita ao Seminário do Bom Pastor foi trazida à conversa por ter representado um momento bem sucedido numa lógica de trabalho em equipa e com outras equipas.
A atividade proposta aos grupos de catequese com o tema «Como eu vejo o padre» revelou-se também gratificante, embora tenha sido acolhida por estes com diferentes níveis de entusiasmo.
Nem sempre o trabalho é bem sucedido, já que, por vezes, e apesar de haver recetividade, falta a adesão da comunidade.

Os artigos no Boletim Informativo da Paróquia (BIP), os folhetos e a página do Facebook Vocações Maia são outras das ferramentas usadas para falar das vocações, clarificar conceitos e apelar à oração.

Refletindo sobre o modo de atuar, a equipa interroga-se, frequentemente, se deve «pescar à linha ou à rede», sem ter ainda concluído com segurança o melhor método de abordagem. Ainda assim, a experiência de abordar os catequizandos e pais, no momento em que esperavam pela sessão de catequese, revelou-se muito positiva, pois permitiu «entabular conversa» a um nível mais pessoal.

Em jeito de balanço, a equipa mencionou dois aspetos que considera relevantes e fruto da reflexão e de alguma experiência adquirida:
a amizade que foi sendo construída entre casais que não se conheciam bem e que lhes permite trabalhar em harmonia e a necessidade do Conselho de Pastoral Paroquial analisar a paróquia, perceber as suas realidades, estabelecer prioridades, encontrar temas agregadores e articular atividades, de forma a que os diferentes grupos unam esforços para um trabalho comum.

2011-09-19 | Redação

Outros artigos

Sessão de Cinema - S. Francisco de Assis

Equipa Paroquial Vocacional | 2011-11-01

Testemunho Marco Cunha

Equipa Paroquial Vocacional | 2010-12-04

Testemunho do Padre Amadeu

Equipa Paroquial Vocacional | 2010-07-03

Testemunho do Padre António Rocha

Equipa Paroquial Vocacional | 2010-04-29



Paróquia da Maia © 2014
pdj@paroquiadamaia.net
redacao@paroquiadamaia.net