ParóquiadaMaia

PESCADORES DE HOMENS

No passado dia 15 de outubro, os adolescentes da paróquia da Maia, a convite da Equipa da Pastoral Vocacional, assistiram a um documentário intitulado “Pescadores de Homens”.
No final, houve um pequeno momento de reflexão no qual todos os adolescentes foram convidados a partilhar a mensagem apreendida do referido documentário. Houve intervenções bastante interessantes.

O título é desde já sugestivo – “Pescadores de Homens”. Vivemos, atualmente, uma profunda crise de vocações sacerdotais. Os jovens sentem dificuldade em sentir o chamamento que os leve a ter uma opção de vida que, de alguma forma, se poderá ter como radical atendendo aos dias de hoje…
Largar uma enormidade de solicitações em nome de Jesus… Este documentário apela nesse sentido… solicita os jovens, questiona-os…
Nele puderam ouvir vários testemunhos de padres que, um dia nas suas vidas, sentiram esse apelo… e seguiram Jesus.
Um deles conta um pouco da sua vida. Antes de ser padre, teve outras profissões, tendo sido ator durante cerca de 15 anos… Até que um dia sentiu que o rumo da sua vida não era esse… e sentiu o chamamento para a vida religiosa.
Hoje, considera-se um homem feliz!

Ao longo do documentário, é dado a conhecer, uma vez mais, a grande fonte inspiradora dos jovens: João Paulo II.
Nunca é demais relembrar o apelo que fez aos jovens através da frase “Não tenhais medo!” O caminho com certeza que não é fácil. Como dizia alguém neste documentário:” O caminho não é fácil. Para encontrar a pérola é necessário primeiro encontrar a caixa no sótão; dentro da caixa, estará o tesouro e aí obteremos a pérola…”

Pensamos que este encontro com todos os adolescentes da paróquia da Maia foi uma forma diferente de fazer catequese. Refletiram em conjunto sobre um tema importante; ouviram testemunhos reais de homens que se “deixaram pescar” e, agora como sacerdotes, tentam “pescar” outros homens, ensinando-lhes a Palavra de Deus, celebrando os diferentes sacramentos e ajudando também a encontrar o caminho e, quem sabe, um dia, algum destes jovens possa vir a sentir dentro de si este chamamento… estando daqui a alguns anos a dar o seu testemunho como padre ou religiosa…

Queremos agradecer a disponibilidade da Equipa Pastoral Vocacional por ter estado connosco neste sábado e por nos ter ajudado a refletir um pouco sobre este assunto.

2011-10-30 | Os adolescentes da Paróquia da Maia

Outros artigos

VIA SACRA VICARIAL DA CATEQUESE

José Tomé | 2014-03-24

Via Sacra Vicarial da Catequese
Um Natal 5 Estrelas

Paula Isabel | 2012-12-07

Este ano, a dinâmica da catequese para o Advento, irá, através de estrelas que surgirão, na Igreja, semana a semana, trazer maior brilho a este tempo de espera e interiorização.
Campanha de Recolha de Alimentos

Grupo da Catequese | 2012-04-04

No passado dia 24 de março, aconteceu a Campanha de Recolha de Alimentos a favor das famílias apoiadas pela Conferência Vicentina, promovida pelo grupo da catequese.
Celebração dia 7 de janeiro

Grupo da catequese | 2012-01-12

No sábado, dia 7 de janeiro, a catequese, no âmbito do Dia de Reis, promoveu, para todos os grupos, uma celebração na Igreja de Nossa Sra. da Maia.


Paróquia da Maia © 2014
pdj@paroquiadamaia.net
redacao@paroquiadamaia.net