FESTA DA DEDICAÇÃO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA MAIA

A Paróquia da Maia celebrou, Domingo, dia 9, o 19º aniversário da Dedicação da sua Nova Igreja – A Igreja de Nossa Senhora da Maia.
Porque é uma Igreja recente, está ainda bem na memória de quase todos os que aqui vivem.
É um grande e belo Templo. O interior é duma beleza que pode ser cantada, embora não apareça na ribalta, porque o arquitecto, já falecido, também não o era, nem disso tinha necessidade, desenhou-a com saber, arte e fé.

Esta Igreja é um Templo que nos eleva ao Transcendente. Quem nela entra, esquece o exterior e facilmente se deixa envolver com toda a beleza que ela oferece, depara com o vitral da Ressurreição, o maior vitral português (72m2) que encanta e eleva.

Todos os ornamentos foram pensados e executados por artistas com saber. Os vitrais (desenhados pela Sra Dra Zita Magalhães e executados em Milão; A Cruz, Sacrário, Portas de Bronze, Coluna dos Apóstolos (são obra do Escultor RibaTua); A Bela Imagem de Nossa Senhora da Maia, em mármore, (é obra da Escultora Prof. Doutora Clara Meneres), o baixo relevo de S. Miguel (obra da saudosa Irene Vilar) e os quadros da Via Sacra (obra do Escultor Bruno Marques), etc.

Esta celebração teve a Bênção duma nova Imagem de Nossa Senhora da Maia (Escultora Clara Meneres), imagem que possibilita ir em Procissão, como neste dia, pela primeira vez aconteceu.

O Sr. D. João “tocou o coração de todos”, como ouvi alguém dizer e também o afirmo. A sua homilia, como lhe pedi, aparecerá, no próximo jornal paroquial, S. Miguel da Maia.
Agradecemos-lhe a vinda, a sua palavra e simpatia que distribui dentro e fora da Igreja, pelos cumprimentos, palavras e sorriso.

A Igreja estava belamente ornada. Os grupos das senhoras Zeladoras uniram-se e deran brilho com as flores dispostas com arte, coração e fé. Quem nela entrou, ao longo do dia e à noite, maravilhou-se e encantou-se por tudo o que viu.

A Bela Imagem de Nossa Senhora da Maia percorreu Ruas da Sua terra. Muitas casas colocaram colchas nas janelas e varandas e algumas pessoas desses lugares A saudaram.

Tomaram parte na Procissão o Sr. Presidente da Câmara, Eng. Bragança Fernandes, alguns senhores Vereadores, Santa Casa, autoridades da freguesia, autoridades civis e de segurança e uma grande multidão.

Foram inúmeros os parabéns que recebi. Deram-mos a mim mas eles são para toda a Paróquia da Maia, dum modo especial, para a Comissão de Festas, Zeladoras, Grupos Corais, Acólitos, Grupos da Liturgia e para todos os que viveram e ajudaram a celebrar este dia em honra de Nossa Senhora da Maia, no aniversário da Dedicação da Sua Igreja.

2011-10-22 | Pe. Domingos

Carta aos Paroquianos

Pe. Domingos | 2012-03-08

A Paróquia da Maia anda a construir o LAR DE NAZARÉ (Centro Social e Paroquial). Ele começou a ser edificado em Setembro de 2010 e o seu acabamento está previsto para o final do ano corrente.
O meu primeiro dia na Maia foi revestido de novidade

Pe. Domingos | 2011-10-25

Santa Festa de Páscoa