ParóquiadaMaia

CONSELHO DE PASTORAL PAROQUIAL

O Conselho de Pastoral Paroquial reuniu, no dia 12 de junho, tendo como propósitos maiores o anúncio do Novo Ano Pastoral e o balanço das atividades realizadas pelos diferentes grupos da paróquia.
Após a leitura de S. Mateus 5, 13-14, e uma breve reflexão sobre o sentido dos versículos «Vois sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo.», o Padre Domingos anunciou o Novo Ano Pastoral como o Ano da Fé, o qual irá decorrer entre 11 de outubro de 2012 e 24 de novembro de 2013.
De acordo com as palavras do Santo Papa, no livro «Portas da Fé», a Igreja deve por-se a caminho para sair do deserto e viver em comunidades de fé. O Ano da Fé será um momento de graça e compromisso. Um momento de anunciar Cristo aos Homens do nosso tempo.
O Padre Domingos salientou que todos temos de ter motivo e sentido para caminhar e que esse sentido só pode ser Jesus. Olhar para Cristo e procurar perceber que Igreja somos e que grupo formamos é fundamental para compreendermos a nossa missão.
Este será um ano de verdadeira reflexão e ação. É o tempo da nova evangelização, pelo que também se apelou ao conhecimento dos documentos do Concílio do Vaticano II e o Catecismo da Igreja Católica, documentos fundamentais para qualquer plano de ação que seja definido ao nível da paróquia.

Num segundo momento da reunião, os representantes dos grupos fizeram um pequeno balanço das atividades realizadas, tendo a Equipa de Pastoral Familiar, a Catequese e a representante do Grupo de Jovens salientado a dinamização e participação nas iniciativas desenvolvidas a favor das obras do Lar de Nazaré, bem como as que se relacionaram com a recolha de alimentos e outros bens essenciais a favor das famílias apoiadas pela Conferência Vicentina.
O representante e presidente da Conferência Vicentina realçou o trabalho de renovação que está a ser levado a cabo no interior do grupo, nomeadamente no que diz respeito à abordagem e ao apoio prestado às famílias carenciadas.
Outra das atividades mencionadas, prende-se com a projeção de filmes de cariz religioso que a Equipa Pastoral Vocacional pretende continuar a promover, dada a adesão verificada. Pretende também continuar a trabalhar com a catequese em atividades relacionadas com a vocação.
O grupo dos Leitores, bem como o grupo dos Ministros Extraordinários da Comunhão mencionaram que cumpriram com o plano definido.
O representante do Coro da Igreja de Nossa Sra. da Maia referiu que o grupo tem conseguido manter um repertório variado e que, no dia 30 de junho, irá dinamizar um encontro de Coros.
A formação promovida pelos Arautos do Evangelho, na qual participaram 4 pessoas e os momentos de oração e devoção a Maria foram apontados como os mais significativos.
O representante da Comissão de Festas afirmou que o trabalho tem sido árduo dado o número de eventos anuais pelos quais são responsáveis. Ainda assim, e porque sentem um real isolamento entre os grupos, organizaram também um convívio com o propósito de amenizar este sentimento.
Por fim, o representante da Comissão Fabriqueira comunicou que se tem honrado os compromissos assumidos. Contudo, apelou ao esforço de todos para que as obras do Lar de Nazaré possam prosseguir.
Nada mais havendo a tratar, terminou-se o encontro com a marcação da próxima reunião para o dia 18 de julho.

2012-06-15 | Paula Isabel

Outros artigos

Mensagem do Papa para o dia de Oração pelas Vocações

BENEDICTUS PP XVI | 2012-04-09

O XLIX Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado no IV domingo de Páscoa – 29 de Abril de 2012 –, convida-nos a reflectir sobre o tema «As vocações, dom do amor de Deus».
Diácono José Pereira

Redação | 2011-06-06

Semana da Misericórdia

Redação | 2011-04-20

Mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma de 2011

BENEDICTUS PP. XVI | 2011-03-01

«Sepultados com Ele no baptismo, foi também com Ele que ressuscitastes» (cf. Cl 2, 12)


Paróquia da Maia © 2014
pdj@paroquiadamaia.net
redacao@paroquiadamaia.net