GRÃO DE MOSTARDA

Sessão do dia 10.06.2014: O tema de estudo foi “A Pomba”, apresentado pela Maria Luísa Teixeira. A Pomba é a ave bíblica por excelência, símbolo de amor, mansidão, pureza e simplicidade. Existem diversos textos bíblicos em que a pomba aparece: no Templo de Jerusalém, nos sacrifícios de purificação, nas oferendas dos pobres, como símbolo da proteção do Senhor e também como símbolo do Espírito Santo. Ela é Símbolo do Espírito Santo logo no antigo testamento, no livro dos Genesis, na pomba da criação e na pomba do dilúvio. Depois no novo testamento continua a ser símbolo do Espírito Santo no batismo de Jesus, quando Jesus recebe a sua missão profética para batizar no Espírito Santo. A pomba é também um símbolo muito presente na arte sacra, sobretudo associada ao batismo.
Sobre estas simbologias, foram feitas algumas leituras bíblicas alusivas, seguidas da partilha de reflexões e, por fim, discutiu-se a importância do batismo para os cristãos dos dias de hoje.
Como é habitual, foi uma sessão bastante participada e enriquecedora para todos os presentes.

2014-07-02 | Ana Cristina Oliveira

Maria Augusta Engehard | 2017-01-13

Dons do Bom Espírito Santo - Piedade”.

Maria Augusta Engelhard | 2015-05-12

Temor a Deus(Dom do Espírito Santo) sessão que ocorreu no dia 05-05.2015”.

Fernando Jorge Sousa. | 2015-04-09

Entendimento (Dom do Espírito Santo) sessão que ocorreu no dia 10.03.2015”.

Maria Luisa Teixeira | 2015-02-03

Sessão do dia 13-01-2015 - O tema de estudo foi “O ESPÍRITO SANTO”.