GRÃO DE MOSTARDA

Sessão do dia 13-01-2015:
No Cenáculo, na última noite da sua vida terrena, Jesus promete cinco vezes o Dom do Espirito Santo. No mesmo lugar, na tarde de Páscoa, o Ressuscitado apresenta-se aos apóstolos e infunde o Espirito prometido, com o gesto simbólico do hálito e com as palavras “Recebei o Espirito Santo”.
Cinquenta dias depois, outra vez no Cenáculo, o Espirito Santo irrompe com a sua potência transformando os corações e a vida das primeiras testemunhas do Evangelho, (dia do Pentecostes)
Desde então, toda a história da Igreja, nas suas dinâmicas mais profundas, está impregnada pela presença da ação do Espirito, entregue sem medida aos que creem em Cristo. Toda a aventura do cristão terá que desenvolver-se, portanto, sob a influência do Espirito.
O Espirito Santo está junto de nós no momento da prova, convertendo-se em nosso defensor e apoio. O Espirito encontra-se nas raízes da liberdade cristã, que liberta do jugo do pecado e produz frutos de amor, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio de si.
A expressão “no Espirito” significa que, para o crente, o mistério inefável de Deus só se torna esperança pelo poder do seu Espirito. È através do Espirito que Deus, invisível, inefável e incomunicável, na sua imensa misericórdia Se aproxima do homem, Se torna Deus-connosco. Portanto, não só não há nenhuma comunicação de Deus às criaturas, a não ser “ no Espirito”, mas também se pode dizer que não existe nenhuma experiência relativa a Deus e às coisas de Deus, a não ser no mesmo Espirito.
Descobrir a importância do Espirito Santo significa perceber o sentido do projeto de salvação que, no Filho, o Pai ofereceu ao homem. È a esta experiência “ no Espirito” que todo o cristão é chamado ou seja é estar aberto á sua ação.
E o cristão estará tanto mais acolhedor do Espirito Santo em si, quanto mais for capaz de entender como agem em si próprio os Dons do Espirito. Esse efeito cresce na medida em que se conhece e se percebe cada dom: A SABEDORIA, A CIÊNCIA, O CONSELHO, O TEMOR DE DEUS, A FORTALEZA, A PIEDADE E O ENTENDIMENTO

2015-02-03 | Maria Luisa Teixeira

Maria Luísa Teixeira | 2015-10-09

Dom do Bom Conselho - sessão que ocorreu no dia 09-06.2015”.

Maria Augusta Engelhard | 2015-05-12

Temor a Deus(Dom do Espírito Santo) sessão que ocorreu no dia 05-05.2015”.

Maria Luisa Teixeira | 2015-05-01

Fortaleza (Dom do Espírito Santo) sessão que ocorreu no dia 14.04.2015”.

José Carlos Novais | 2014-10-30

Sessão do dia 14-10-2014 - O tema de estudo foi “O TEMPLO”.