ParóquiadaMaia

GAM - GRUPO DE ACÓLITOS DA MAIA


O QUE É UM ACÓLITO?

Sustentada pela Santíssima Trindade, a Igreja é o Corpo de Cristo. E, tal como acontece no corpo humano, também na Igreja existem diversas funções desempenhadas por diferentes membros/pessoas. Estes serviços são habitualmente designados por Ministérios, uma vez que a palavra Ministro significa servidor. Desta forma, de entre os vários Ministérios Litúrgicos, encontra-se o dos Acólitos.
A palavra acolitar significa “acompanhar no caminho”, sendo aquele que, “na celebração da liturgia, acompanha outras pessoas, para as servir e ajudar”. Portanto, o acólito é alguém que tem um autêntico espírito de serviço, e que fica contente quando, com as suas ações, presta uma ajuda eficaz à sua paróquia e aos seus irmãos cristãos.

A QUEM, COMO E QUANDO É QUE O ACÓLITO PRESTA O SEU MINISTÉRIO?

Em primeiro lugar, o acólito acompanha e serve o presidente da celebração da Eucaristia, que tanto pode ser o Bispo como o Presbítero. Porém, é também seu dever servir o Diácono, o Ministro Extraordinário da Comunhão, assim como outras pessoas que necessitem de auxílio durante a celebração da Eucaristia. Mas, acima de tudo, o acólito acompanha, ajuda e serve o próprio Jesus.
A função do acólito, seja ela qual for, é um serviço que se presta e não uma oportunidade para que a pessoa se possa mostrar. Servindo Jesus, segue o seu exemplo, pois Jesus veio “não para ser servido, mas para servir” (Mc 10, 45), fazendo da vida um serviço e uma doação aos outros por amor.
Este grupo presta este Ministério em todas as celebrações dominicais de Sábados, Domingos e Feriados Religiosos na Igreja de Nossa Senhora da Maia e no Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho. Pode igualmente fazê-lo em outras celebrações, desde que previamente solicitado.

MOTIVAÇÕES DESTE GRUPO

A organização é um dos principais pilares que permitem sustentar um Grupo, uma Comunidade, de forma harmoniosa, permitindo estabelecer índices mais elevados de confiança, motivação e alegria no desempenho do seu serviço. A comunicação permite manter todos os elementos bem integrados, permitindo potenciar as qualidades de cada qual e proporcionar a Jesus e às nossas Eucaristias um melhor e mais completo serviço.
Para além da organização, é fundamental um crescimento e progressão contínuos, não só na qualidade do serviço que se deseja prestar, mas também numa melhor compreensão da importância da ação e serviço prestados durante a Eucaristia.
É ainda objetivo deste Grupo consciencializar para a necessidade e importância do exemplo que demonstramos. Porque a motivação e a vontade de servir Jesus durante a Eucaristia, não deve esmorecer após a mesma, devendo manifestar-se seja em casa, na escola, com a nossa família ou com os nossos amigos.


“Tudo aquilo que fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes.” (Mt 25, 40)

Aquilo que nos move neste serviço é a dedicação, o amor e a graça de Deus.
Se sentes também este desejo de servir Jesus de forma altruísta, este Grupo está aberto e pronto para te receber! Podes procurar a tua ficha de recenseamento na sacristia da nossa Igreja, ou então podes imprimi-la aqui!


Encontro de formação, oração e convívio

Maria Lúcia | 2015-10-23

Balanço do ano 2014 e as perspetivas para o novo ano pastoral
Encontro de Acólitos do Grande Porto

João Bessa | 2014-03-25

Testemunho dos Acólitos
Compromisso do Grupo de Acólitos

João Bessa | 2012-11-12

No passado dia 14/Outubro/2012, numa celebração especial para a nossa Comunidade, presidida pelo Sr. Bispo D. João Miranda, viveram-se alguns momentos simbólicos.
Início do Ano da Fé

João Bessa | 2012-10-11

O início do Ano da Fé, a 11 de Outubro do corrente mês, será certamente marcado pela alegria e entusiasmo do 20º aniversário da dedicação da Igreja de Nossa Senhora da Maia.


COORDENADOR
João Bessa
  joaobessa89@gmail.com
ARTIGOS
Artigos Acólitos
EQUIPA
João Bessa
Carina Teixeira
Pedro Sousa
André Teixeira
Lúcia Castro
João Soares
Rute Barbosa
Alexandra Colaço
Alexandra Teles
Catarina Barbosa
Rita Sá
Rita Machado
Diogo Pereira
Tiago Maranhão
Sofia Farinha
Inês Ferreira
Rafael Martins
Ana Amorim
Leonor Carvalho
Filipa Pereira
Rita Freitas
Paulo Monteiro
Sílvia Barbosa
Inês Novais
António Pereira
Maria Brito
Miguel Mota
José Parreira
Diogo Salbani
Mariana Ribeiro
DOCUMENTOS
Ficha de Recenseamento
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
09 de Fevereiro de 2016
Paróquia da Maia © 2014
secretaria@paroquiadamaia.net