ParóquiadaMaia

GRUPO DO 11º ANO

No passado dia 26 de novembro, o grupo de catequese do 11º ano voltou a participar em mais uma campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. Desta vez, o trabalho de voluntariado teve uma outra vertente, o que resultou numa experiência diferente tanto para os catequizandos como para as catequistas.

Se até então, a participação do grupo tinha acontecido no armazém do BACF, em Perafita, este ano, a convite de uma outra voluntária, fizemos parte da sua equipa e o nosso trabalho foi sensibilizar os clientes, de uma determinada superfície comercial, para a dádiva. Enquanto uns ficaram nas portas de entrada a entregar os sacos, outros estavam nas portas de saída para os recolher. Foi um pequeno contributo mas, a vida é feita também de pequenas grandes ações.

Na semana seguinte, o grupo fez catequese no Fórum da Maia. Com a exposição de fotografia - World Press Photo em exibição, decidimos que esta seria uma excelente oportunidade para debatermos alguns aspetos relacionados com valores universais. Aos jovens foi dada uma pequena explicação sobre a organização da World Press Photo e pedido que observassem as fotos, de forma a poderem selecionar aquelas que pela negativa e pela positiva lhes tocassem mais profundamente.
No momento da discussão, foi igualmente importante perceber se os jovens tinham percecionado a ida à exposição como uma sessão de catequese. Pelas suas respostas, acreditamos que sim, já que foram de opinião que esta foi uma oportunidade para:

conhecer realidades;
perceber que o fosso entre os países ricos e industrializados e os países pobres e subdesenvolvidos é cada vez maior;
refletir sobre as injustiças, violência, pobreza, medo, desespero e destruição que «massacram» o mundo;
provocar reações;
tomar consciência que estas fotos fazem a história dos nossos dias e que as pessoas e as situações nelas retratadas são nossas contemporâneas, não estamos a olhar para um passado distante da Humanidade

Vale sempre a pena uma visita à exposição. É só preciso estar preparado para levar um «murro no estômago».

2011-12-15 | Paula Isabel

Outros artigos

A Biblia Peregrina

João Bessa | 2014-04-10

A palavra Bíblia é um termo com origem na palavra grega “biblion”, que significa “rolo” ou “livro”.
Crisma na Vigararia da Maia

Paula Isabel | 2012-07-09

No dia um de julho, os crismandos da vigararia da Maia celebraram, sob a presidência de D. Pio, bispo auxiliar do Porto, na paróquia de S. António de Corim, o sacramento da Confirmação.
Leilão a favor do Lar de Nazaré

Grupo de catequese | 2012-02-29

O grupo de catequese deu início ao período da Quaresma com uma celebração para todos as crianças, jovens e pais, no passado dia 25 de fevereiro.
Celebração de início da Quaresma

Catequese | 2012-02-16

No próximo dia 25 de fevereiro, a catequese vai dar início ao período da Quaresma com uma celebração para todos os grupos.


Paróquia da Maia © 2014
secretaria@paroquiadamaia.net