ParóquiadaMaia

EQUIPA ANIMADORA



O grupo de catequese do 10º ano foi convidado a contribuir para o site da Paróquia e com este apontamento inaugura o compromisso assumido.
A proposta passa por desenvolver um conjunto de entrevistas a grupos da comunidade, principalmente os que integram jovens, aumentando assim o factor proximidade e identidade entre todos.

O primeiro grupo contactado foi o coro da catequese.
Miguel, o responsável pelo grupo aceitou colaborar com os catequizandos do 10º ano e, no passado dia 16 de Abril, esteve à conversa connosco…

 Os membros do Coro da Catequese, assim chamado e conhecido na comunidade, preferem o nome de Equipa Animadora, já que, quando iniciaram a sua actividade, o principal motivo era ajudar a animar a Eucaristia, quando isso não era feito por nenhum grupo de catequese. Promover um ambiente de festa para que a comunidade viva a Eucaristia como a Festa dos Corações Agradecidos é primordial.
O Miguel entrou para o grupo há cerca de 7 anos. Cantava na Eucaristia da catequese e, entretanto começou a tocar guitarra. Aliás, começou a tocar guitarra com 2 anos mas, esta aprendizagem não foi muito consequente, até ao momento em que foi desafiado para o fazer mais a sério pelo Filipe, um dos membros do grupo. Conciliando aquilo que foi aprendendo na escola com algum trabalho pessoal, o Miguel toca guitarra, canta, ensaia, anima…

A equipa teve origem no grupo MEL (Missionários Eucarísticos Leigos), o qual foi o seu «estofo», no que diz respeito às ideias e ao espírito. Aliás, os elementos conheciam-se bem e o grau de intimidade e as oportunidades de trabalhar em conjunto facilitavam a dinâmica da equipa animadora. Hoje, o grupo, para além dos elementos iniciais, é formado essencialmente por catequizandos, catequistas e pais.

O Miguel tem 21 anos, frequenta o 3º ano do curso de Engenharia Mecânica, na Faculdade de Engenharia do Porto.

Nos tempos livres, gosta de praticar desporto (natação e futebol), de desfrutar das novas tecnologias, como o computador e de sair com os amigos. Para o Miguel, os tempos livres devem ser preenchidos com actividades que nos enriquecem e nos fazem sentir bem.

O Crisma sempre foi entendido como o início de uma nova etapa e, como parte do seu compromisso, o Miguel começou a dar catequese e a cantar no coro que animava as celebrações da catequese.

Daí a tornar-se responsável pela Equipa Animadora foi um ápice.


Não sendo necessário nenhum talento vocal especial nem tão pouco sujeitar-se a um «casting» para integrar a equipa animadora, o Miguel reforçou que a ideia é que todos se sintam motivados a cantar e a dinamizar a celebração.
Os ensaios são muito informais. Acontecem numa sala e com os presentes sentados. A escolha dos cânticos, normalmente, recai sobre aqueles que são mais conhecidos e com os quais a assembleia está mais familiarizada, pois o objectivo é que todos se sintam motivados a festejar.

A selecção dos cânticos não é aleatória. O Miguel e o Vítor fazem a escolha com base na liturgia do dia. A mensagem dos cânticos anda de mãos dadas com a mensagem da Palavra. Assim como os slides projectados, os quais ajudam a focar e a interiorizar a Palavra.

Foi certamente pela alegria e entusiasmo que a caracteriza que a Equipa Animadora foi convidada, pelo Padre Leonel, a animar a celebração que marcou a abertura do Ano Vocacional e que aconteceu na capela dos Missionários Combonianos da Maia.

Outros convites podem surgir. Outras vontades podem nascer. O entusiasmo, o compromisso e a vontade de fazer parte é que devem permanecer… e crescer.

2011-04-11 | Grupo de Catequese do 10º ano

Outros artigos

FOTOS APRESENTAÇÃO

José Tomé | 2014-02-03

Fotos da Apresentação dos Meninos
Conselho de Pastoral Paroquial

Paula Isabel | 2012-06-15

O Conselho de Pastoral Paroquial reuniu, no dia 12 de junho, tendo como propósitos maiores o anúncio do Novo Ano Pastoral e o balanço das atividades realizadas pelos diferentes grupos da paróquia.
Festa Diocesana da Família

Equipa Pastoral Familiar | 2012-05-07

3 de Junho - Palácio de Cristal
Festa Paroquial da Família

Pe. Domingos | 2012-01-17

Houve Festa no dia 15. O que foi trazido por tantos cristãos maravilha o mais incrédulo. Senti a alegria e o sorriso de todos, mas muito visível em todos os que fazem parte da Equipa (...)


Paróquia da Maia © 2014
secretaria@paroquiadamaia.net