ParóquiadaMaia

UM NATAL 5 ESTRELAS

Este ano, a dinâmica da catequese para o Advento, inspirada nas ideias do Pe. Amaro Gonçalo, Pe. Artur Dias e Pe. José Manuel Araújo irá, através de estrelas que surgirão, na Igreja, semana a semana, trazer maior brilho a este tempo de espera e interiorização.
As estrelas ajudar-nos-ão a orientar e a intensificar a nossa disponibilidade para a construção de um «Natal 5 estrelas» e, apesar da dinâmica estar especialmente direcionada para as crianças e jovens da catequese, este é também um convite para a comunidade.

Na primeira semana do Advento, a estrela vermelha com a palavra Santos remete-nos para o chamamento à santidade. A santidade não é um exercício exclusivo dos Santos já assim proclamados. A Igreja exorta à santidade como uma virtude e um claro compromisso daqueles que acreditam em Cristo e se empenham em conhecer e viver a Sua palavra.
Na segunda semana, os Profetas ou Testemunhas estarão em destaque. Aqueles que anunciam, as «vozes do deserto» continuam a proclamar e a reclamar condutas justas, honestas, responsáveis e a anunciar a alegria de crer no Messias. A travessia do deserto é dura e demorada. Pode, no entanto, ser um tempo de crescimento na Fé. Com todas as nossas dificuldades, inseguranças mas também entusiasmo, coragem e determinação, somos interpelados a testemunhar.
O apelo ao crescimento na Fé vai ajudar-nos a viver a terceira semana, em que a estrela brilhará em nome dos Pobres, de forma mais profunda. E, certamente, que reveremos muito do nosso mundo nesta estrela: uma sociedade empobrecida economicamente mas, igualmente empobrecida de valores, de esperança, de Fé. Oportunidade excelente para repensarmos o estado da nossa Fé, para nos interrogarmos sobre o que nos torna mais pobres e o que podemos fazer para inverter a tendência que nos vai afastando de Cristo.
A «Estrela do Mar», Maria será a quarta estrela a brilhar, com a intensidade natural que nos anuncia a proximidade do Natal. Com os olhos postos na família de Nazaré, esperamos o Menino. E Ele virá como a estrela mais brilhante. Que bom saber viver e aproveitar esse brilho. Que bom saber viver e aproveitar o calor que d'Ele emana.

Votos de um «Natal 5 Estrelas»!

2012-12-07 | Paula Isabel

Outros artigos

A Biblia Peregrina

João Bessa | 2014-04-10

A palavra Bíblia é um termo com origem na palavra grega “biblion”, que significa “rolo” ou “livro”.
Campanha de Recolha de Alimentos

Grupo da Catequese | 2012-04-04

No passado dia 24 de março, aconteceu a Campanha de Recolha de Alimentos a favor das famílias apoiadas pela Conferência Vicentina, promovida pelo grupo da catequese.
Campanha de Recolha de Alimentos

Paula Isabel | 2012-03-09

No dia 24 de março, o grupo da catequese vai dinamizar a Campanha de Recolha de Alimentos, a favor das famílias apoiadas pela Conferência Vicentina e aberta a toda a comunidade.
Celebração dia 7 de janeiro

Grupo da catequese | 2012-01-12

No sábado, dia 7 de janeiro, a catequese, no âmbito do Dia de Reis, promoveu, para todos os grupos, uma celebração na Igreja de Nossa Sra. da Maia.


Paróquia da Maia © 2014
secretaria@paroquiadamaia.net