A palavra Bíblia é um termo com origem na palavra grega “biblion”, que significa “rolo” ou “livro”. Como sabemos, nela está contida o conjunto de livros escritos por inspiração divina, nos quais Deus se revela a Si mesmo, e nos dá a conhecer o mistério da sua vontade. Porém, um livro nos tempos antigos constava de uma simples tira de papiro ou pergaminho, que usualmente se conservava enrolado em duas varas, sendo então conhecido como rolo ou pergaminho. Assim, conhecer a Bíblia e os seus escritos tornam-se imprescindíveis para o alicerçar da Fé que professamos.
Deste modo, e inserido neste contexto, realizou-se, a nível da Catequese vicarial, mas direcionada a toda a Comunidade, a dinâmica da Bíblia Peregrina, em que a mesma percorreu, semanalmente, as várias paróquias da nossa Vigararia. Assim, entre os sábados de 22/Fevereiro e 01/Março, esta Bíblia habitou a nossa Paróquia, tendo tido como proveniência a Comunidade de Vermoim, e como destino seguinte a Comunidade de Gueifães. Esta dinâmica teve como principal objetivo despertar-nos para a importância da Palavra contida neste Livro Sagrado, bem como proporcionar alguns momentos de meditação e oração sobre a mesma.
Desta forma, além da Celebração da receção desta Bíblia Peregrina, no dia 22/Fevereiro, numa Celebração solene que reuniu todos os catequistas e catequizandos da nossa Paróquia, foram desenvolvidas, durante a semana referida, algumas atividades que visavam proporcionar alguns momentos de aproximação à Palavra de Deus.

Na sessão realizada na terça-feira seguinte, dia 25/Fevereiro, debruçamo-nos no aprofundamento e reflexão de algumas temáticas bíblicas bem atuais, como a “Relação entre a Fé e a Igreja”, “A crise do homem” e o “Amor ao próximo”. Assim, de forma alternada, em cada uma das temáticas referidas, após a leitura de uma passagem bíblica era efectuada uma reflexão sobre a mesma, procurando a ligação com a vida atual da nossa sociedade.
No encontro de quinta-feira, dia 27/Fevereiro, realizou-se uma Vigília de Oração, tendo como base a passagem bíblica do “Bom Samaritano”, em que os mistérios do Terço rezado contemplavam as suas várias atitudes: Olhar, Parar, Estender a Mão, Levantar e Cuidar.
Por fim, no sábado seguinte, a 01/Março, e antes da partida desta Bíblia Peregrina, foi preparado pelo 3º ano de catequese um breve momento de despedida, com a dramatização da parábola do “Bom semeador”.
Em nome do Secretariado da Catequese, agradeço a todos os que tiveram oportunidade de tomar parte desta dinâmica, desde os perseverantes participantes até aos que diretamente aceitaram o desafio de contribuir com a sua disponibilidade, empenho e testemunho nos vários momentos das atividades realizadas. Acolher a Palavra de Deus nos nossos corações é algo fundamental para a nossa Vida Cristã. Para que a sua semente se possa enraizar, crescer e frutificar de forma plena e efectiva.
2014-04-10 | João Bessa
Outros artigos
 | Um Natal 5 Estrelas Paula Isabel | 2012-12-07 Este ano, a dinâmica da catequese para o Advento, irá, através de estrelas que surgirão, na Igreja, semana a semana, trazer maior brilho a este tempo de espera e interiorização. |
 | Campanha de Recolha de Alimentos Grupo da Catequese | 2012-04-04 No passado dia 24 de março, aconteceu a Campanha de Recolha de Alimentos a favor das famílias apoiadas pela Conferência Vicentina, promovida pelo grupo da catequese. |
 | Grupo do 11º ano Paula Isabel | 2011-12-15 No passado dia 26 de novembro, o grupo de catequese do 11º ano voltou a participar em mais uma campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. |
 | Anunciar a Boa Nova, é preciso José Manuel Dias Cardoso | 2011-09-02 |